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Cultura Empresarial: O Pilar da Corporate Governance
Agente 1013.24
Joana Madeira

A cultura empresarial e os valores da mesma estão profundamente interligados com as práticas de Corporate Governance. Enquanto a Corporate Governance estabelece as diretrizes formais para a gestão da empresa, a cultura e os valores formam a base que sustenta estas práticas, influenciando as políticas e as decisões implementadas no dia a dia.
O que é a Corporate Governance e qual a Importância para a Gestão da Tua Marca?
A Corporate Governance é, nada mais nada menos, do que os processos e as políticas utilizadas para gerir uma empresa. Estas práticas são essenciais para assegurar que a empresa cumpra com todos os seus deveres legais e que opere de uma maneira ética, transparente e responsável. Estas práticas, geralmente, resumem-se à partilha detalhada dos relatórios financeiros e de sustentabilidade, das políticas e dos processos implementados dentro da empresa.
Na área da publicidade, as empresas dependem fortemente da confiança dos seus clientes, pelo que a transparência é uma das chaves para o seu sucesso. Nestes casos, as práticas de Corporate Governance mais conhecidas, podem não ser suficientes para garantir a confiança e fidelização dos clientes. Assim, por meio de práticas de Corporate Governance mais robustas e personalizadas, as empresas evitam conflitos de interesses e adotam mecanismos de comunicação mais claros, permitindo que a gestão da empresa vá ao encontro dos interesses dos seus stakeholders (acionistas, executivos, clientes, fornecedores e comunidade geral).
A Corporate Governance é importante para fortaleceres as relações de confiança com os teus clientes!
Cultura Alinhada com a Corporate Governance
A Cultura Empresarial define como os colaboradores se comportam, tomam decisões e interagem uns com os outros dentro da organização. Por norma, a cultura tem como base um leque de valores que servem como guia para as tomadas de decisões estratégicas e operacionais da empresa.
Uma cultura empresarial forte, com valores claros e compartilhados por todos os membros da equipa, garante que as práticas de Corporate Governance não sejam apenas seguidas a um nível superficial, passando a estar incorporadas em todos os aspetos operacionais da empresa. Para além de facilitar a conformidade com as normas legais, o alinhamento da cultura empresarial a estas práticas promove um ambiente onde todos entendem e aderem, de uma forma simples e natural, às práticas de Corporate Governance por estas refletirem os valores compartilhados pela empresa.
A adoção de práticas robustas não é apenas uma necessidade para evitar riscos e cumprir regulamentos, é também uma vantagem competitiva, isto porque empresas que investem em mecanismos de Governance são vistas como empresas mais confiáveis e responsáveis, o que pode resultar em relações mais fortes com os clientes, maior lealdade e, eventualmente, melhores resultados financeiros.
Valores como a Transparência, Resultados e Sustentabilidade, estão fortemente alinhados com os princípios de Corporate Governance, fortalecendo as relações com os stakeholders através da partilha clara e atualizada de informação, garantindo práticas socialmente responsáveis e aumentando o compromisso com o ambiente e a comunidade.
Desafios e Oportunidades
Em empresas onde existem projetos criativos, com orçamentos flexíveis e com a constante necessidade de inovação, a cultura empresarial pode representar tanto um desafio como uma oportunidade para as empresas deste setor. Por vezes quando a cultura empresarial não se encontra perfeitamente alinhada com a Corporate Governance, pode criar-se um conflito com estas práticas, tornando-se desafiante para os CEOs encontrar um equilíbrio onde a cultura apoie a Corporate Governance, mas também permita a flexibilidade e o crescimento da empresa.
No entanto, nos dias que decorrem, os clientes não se contentam apenas com os relatórios de transparência habituais, querem um serviço e um atendimento mais personalizado e esperam estar mais envolvidos em cada etapa do processo. Desta forma, agências que adotam práticas de Corporate Governance mais rigorosas e mais criativas podem diferenciar-se bastante no mercado competitivo, atraindo novos clientes que valorizam a inovação, a transparência e a ética nos negócios.
A cultura empresarial é um aspeto crucial que complementa as práticas de Corporate Governance e molda o sucesso sustentável de uma empresa. Quando alinhadas, essas duas forças criam um ambiente onde a transparência, a ética e a responsabilidade não são apenas palavras de ordem, mas sim pilares que orientam cada decisão e ação.
Atualmente, dada a exigência do mercado, os clientes procuram um maior envolvimento com as empresas e esperam ter acesso claro a todas as informações a cada etapa do processo. Desta forma, a adoção de uma cultura empresarial que suporta práticas rigorosas de Corporate Governance pode ser o diferencial que destaca uma empresa da sua concorrência.
A Corporate Governance começa de dentro para fora, e uma cultura sólida, que não siga apenas regras, mas que viva e respire os valores empresariais, é um ponto de partida para o sucesso a longo prazo.
Desta forma, quando a cultura e as práticas de Corporate Governance estão alinhadas, é possível ser-se inovador e ético ao mesmo tempo, criando valor não só para os clientes, mas também para toda a comunidade de stakeholders!
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