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Dark Patterns: O que são e porque deves evitá-los no design

Agente 0422.21

Diogo Vasco

Dark Patterns evitar no design

No mundo digital, onde a experiência do utilizador é cada vez mais importante para o sucesso da tua App ou Website, os dark patterns são uma prática controversa que continua a ser bastante utilizada online. Como designer e até utilizador da web, é importante perceber o que são dark patterns e como funcionam e, mais importante, porque devemos evitá-los como designers.

Dark Patterns: o que são?

São técnicas de design manipuladoras que têm o objetivo de enganar o utilizador a tomar certas decisões. Ao contrário de um bom UX, que tem como objetivo a navegação clara e intuitiva, os dark patterns exploram possíveis fraquezas do utilizador para benefício da empresa. 

Esta prática normalmente está subtilmente integrada em interfaces, dificultando a identificação imediata por parte do utilizador. Por vezes, as dark patterns podem levar-te a subscrever a newsletters indesejadas, fazer compras não intencionais ou mesmo partilhar dados pessoais.

Exemplos de Dark Patterns

Caixas de seleção predefinidas

Muitas das vezes utilizadas em formulários, estas caixas vêm selecionadas por defeito, levando o utilizador a inscrever-se para algo indesejado. 

Confirmshaming

Isto é uma técnica que faz com que o utilizador se sinta mal ao recusar uma oferta ou não selecionar uma opção. Por exemplo, ao tentar fechar um pop-up, poderás ver um botão que diz “Não, prefiro perder dinheiro!” em vez de “Não obrigado, prefiro continuar com o plano atual”.

Dificultar cancelamento

Por vezes, os websites dificultam o cancelamento de serviço, para dificultar a experiência do utilizador. Isto pode ser esconder os botões de cancelamento, ou dificultar o processo com perguntas exaustivas, ou um processo longo.

Anúncios disfarçados como conteúdo

Na web, é comum ver anúncios que parecem fazer parte do conteúdo, o que, por vezes, faz com que o utilizador clique nos mesmos sem se aperceber que são publicidades pagas. Isto é conhecido como “ad disguised as content”.

Custos ocultos

Muitas vezes, estes custos só são visíveis quando se completa todo o processo de compra e/ou registo. Estes custos são aqueles que são inesperados e não estavam claramente indicados em qualquer lado. 

Porque deves evitar os Dark Patterns?

Agora que já sabes o que são os dark patterns, a questão é: por que deves evitá-los no teu design? Existem várias razões, tanto éticas como práticas, de evitar esta tendência de design.

Perda de confiança do utilizador

Quando um utilizador percebe que foi enganado, a confiança no produto ou marca diminui. Isto pode levar à perda de clientes e a uma reputação negativa.

Alta taxa de churn

Utilizadores que se sentem enganados provavelmente não vão voltar a utilizar o serviço. Isto converte-se numa alta taxa de churn (quando os utilizadores abandonam a plataforma), especialmente em subscrições.

Consequências legais

Em várias regiões, como na União Europeia, existem várias leis rigorosas relacionadas com a proteção de dados e direitos do consumidor. Práticas enganosas, especialmente quando envolvem o uso indevido de dados pessoais ou assinaturas automáticas, podem levar a consequências maiores. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é um exemplo de como as leis estão a ficar mais apertadas para proteger os utilizadores online.

Impacto ético

Como designers e profissionais de UX/UI, temos uma responsabilidade ética com os utilizadores. O design deve ser feito com o intuito de facilitar a vida das pessoas, não de as manipular para fins lucrativos.

 

Como evitar os Dark Patterns no teu Design?

A melhor forma de evitar dark patterns, é promover um design transparente e honesto. É importante respeitar a privacidade do utilizador e focar na experiência positiva a longo prazo.

Por vezes, pode parecer tentador para aumentar as conversões de forma rápida, mas podem existir consequências graves legais e profissionais. A satisfação do utilizador deverá ser um dos pontos mais importantes do design.

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