Naming: O Primeiro Passo para uma Marca Memorável
Definir o nome de uma marca é um dos processos mais estratégicos, criativos e influentes na criação de um projeto.
Na KOR Creatives, sabemos que o Naming é muito mais do que apenas escolher um conjunto de palavras bonitas, óbvias e que vimos numa viagem há 2 anos e gostámos imenso. Existe todo um processo de briefing, investigação, brainstorming criativo, análise de impacto e de expansão entre outras fases tão ou mais importantes do processo, isto porque o nome da tua marca vai ser sem dúvida a primeira impressão e a mais duradoura que os teus clientes terão.
O Primeiro Impacto
O nome da marca é 99% das vezes a primeira coisa que os teus clientes vão saber.
Vamos pensar no nome como um “cartão de visita” – o cartão de visita mais importante que vais ter, porque vai ter de ser memorável, transmitir a personalidade da marca, refletir o teu posicionamento no mercado, ser diferenciador e nunca mais sair da cabeça do teu cliente. Numa questão de segundos, com o naming certo a tua marca pode captar a atenção e criar uma conexão emocional imediata com o público-alvo.
Queremos que o nome comunique a essência da marca e se destaque da concorrência, porque, vamos ser sinceros, há muitas marcas e muitos nomes por aí e a verdade é que nem todos têm impacto. O nome certo, pode fazer toda a diferença no sucesso da tua empresa e fazer com que te destaques em relação à tua concorrência.
O Papel Estratégico do Naming no Posicionamento da Marca
O Naming é também uma ferramenta poderosa e imprescindível de posicionamento. O nome pode ser tradicional, moderno, divertido ou sério, e tudo isso tem um impacto direto na forma como a marca é percebida pelo público. Um nome inovador e disruptivo pode transmitir ousadia e criatividade, enquanto um nome mais convencional e direto pode dar uma sensação de maior confiança e tradição.
A definição certa do naming e slogan pode refletir os valores, a visão e até a missão da marca, criando uma ligação emocional, forte e duradoura com os consumidores, parceiros e concorrentes. Por exemplo, um nome mais descontraído e irreverente pode atrair um público jovem e moderno, enquanto um nome clássico e robusto pode inspirar respeito e confiança num público mais tradicional. O Naming da marca não é apenas uma palavra, tem todo o storytelling que se quer contar e a identidade que se pretende construir a partir daí.
Um nome que fica
O cérebro humano adora padrões, repetições, histórias, e envolvimento! Por isso, um bom nome é aquele que “fica no ouvido”, é fácil de lembrar e que nos transmite algo. Aqui entra a criatividade aliada à estratégia e lógica. O nome perfeito está num equilíbrio entre originalidade, exclusividade, criatividade, simplicidade e clareza. É importante que além destes aspetos, não seja um nome demasiado complexo, difícil de pronunciar e que não existam 20 marcas no mercado com o mesmo nome, porque se o nome não ficar na cabeça dos clientes ou for similar, ou idêntico aos que estão ao redor, vai perder metade do seu valor.
Naming e Conexão Emocional: Deixar uma Marca no Público
O nome certo cria uma ligação emocional. Quando as pessoas se identificam com o nome de uma marca, começam a construir uma relação de confiança. Pensa nas marcas que mais admiras: a probabilidade é que, para além da qualidade dos produtos ou serviços, o próprio nome te transmita memórias, uma sensação de segurança ou até empatia.
O nome é o primeiro passo para criar essa conexão e, por isso, apostamos em processos criativos que vão além do óbvio. Queremos que cada Naming conte uma história e deixe uma impressão duradoura.
Case study: Cestaria – Bristrô de Artesão
O nome Cestaria foi cuidadosamente criado para este projeto, refletindo a autenticidade e o conceito artesanal do espaço. Inspirado numa arte tradicional portuguesa, este nome carrega uma conexão direta com a herança cultural, trazendo a rusticidade e o requinte que caracterizam tanto o ambiente como a experiência oferecida. A palavra “Cestaria” é sólida, única, e evoca instantaneamente a ideia de um espaço acolhedor e exclusivo, onde cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência que é simultaneamente familiar e sofisticada.
Além de ressoar com a identidade do espaço, o Naming reforça o conceito de “artesão” no slogan, uma extensão que complementa a ideia de pratos feitos com atenção e qualidade. A Cestaria é muito mais que um simples restaurante – é uma experiência gastronómica de proximidade, sabores, envolvência e elegância.
Com a escolha do nome Cestaria foi também possível abrir portas para expansões criativas na experiência do cliente: o nome permite desdobramentos únicos, como uma linha de produtos ou merchandise personalizados inspirados na cestaria tradicional, decoração do espaço que traz ao visitante uma experiência única e envolvente e uma diversidade de possibilidades de adaptação do nome ao dia a dia do restaurante como uma escolha de entradas servidas em cestas feitas à mão nos Mercados de Olhão, mesmo em frente ao restaurante.
Case study: Dialogus – Espaço da Fala, da Voz e da Mente
O nome Dialogus foi criado para transmitir a essência da comunicação e da conexão interpessoal, fundamentais no âmbito da terapia da fala. Derivado do latim, “Dialogus” remete ao conceito de diálogo entre duas pessoas, o que traduz de forma direta e poética o objetivo do projeto: promover uma comunicação fluida, aberta e significativa com os pacientes, com a equipa e com a comunidade. Este nome, de sonoridade rítmica e fluida, reflete a natureza acolhedora e profissional do espaço, transmitindo proximidade, tranquilidade e um sentido de bem-estar para todas as idades.
Além de ser neutro e abrangente, Dialogus carrega uma identidade que inspira confiança, ideal para o público abrangente que o espaço pretende servir. A escolha do nome foi também influenciada pela visão de criar um ambiente de cooperação e de trabalho em equipa, onde cada interação promove não só o progresso dos pacientes, mas também a criação de vínculos autênticos e duradouros. É um nome que vai além do técnico; é uma verdadeira ponte para uma experiência terapêutica humana e acolhedora.
A força do nome Dialogus também abre caminho para uma expansão natural no setor, dando suporte ao slogan “Espaço da Fala, da Voz e da Mente”. Esta combinação amplia a ideia de um espaço seguro e sereno, onde o desenvolvimento pessoal e o conforto do paciente são prioridades, traduzindo em palavras um compromisso com a comunidade, a comunicação e o cuidado.
A Base para uma Marca Memorável e Duradoura
O nome certo é o ponto de partida para uma marca de sucesso e na KOR Creatives, acreditamos que um bom naming é aquele que é único, memorável, tem storytelling e que, acima de tudo, faz sentido para o público-alvo. O naming é a base sobre a qual se constrói toda a experiência de marca, e um bom nome é a diferença entre passar despercebido ou marcar presença.
Então, já sabes – se estás a pensar em criar uma marca ou até em reavaliar o nome atual da tua empresa, fala com a nossa equipa de agentes, e vamos começar a trabalhar no nome que vai ficar para sempre na mente dos teus clientes.
Mais artigos
Cidades que Comunicam: O Poder das Ilustrações Urbanas
- 6 Minutos
5 Motivos para Investires em Captação Profissional nas Redes Sociais
- 5 Minutos
Comunicação Emocional no Natal: 2 Marcas Que Te Vão Inspirar
- 5 Minutos
Como Criar CTAs para Redes Sociais que Aumentam o teu Engagement e Conversão
- 8 Minutos
Naming: O Primeiro Passo para uma Marca Memorável
- 9 Minutos
Neurociência Aplicada à Comunicação: Como Atingir o Cérebro do Consumidor
- 4 Minutos